Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Iniciativas Eventos Laboratórios Repositório
  • Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
  • Início

Conteúdo Público

Iniciativa

Melhoria do atendimento aos usuários do TRT-1

  • 1

Desafio: aumentar a satisfação dos usuários externos dos serviços do TRT-1 e melhorar as condições dos servidores que realizam esse atendimento.

Impacta no ODS 16 - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Equipe do projeto:

  • Camila Leal Lima - Juíza
  • Alexandre Bastos - Advogado
  • Manoela Dourado - Advogada
  • Ruth Helena Soares Maués - Servidora da SGJ*
  • Rosa Cristina de Campos Maia - Servidora de Vara
  • Paulo Cesar Castro Magalhaes Martinez - Servidor da STI*
  • Sergio Henrique Goncalves da Silva - Servidor da SGJ
  • Lorena Moroni Girão Barroso - Servidora da SGJ
  • Rodrigo Bezerra Alencar - Servidor de Vara
  • Roberta Rodriguez A. de S. Thomaz - Servidora da SGE*
  • Priscila Rodrigues da Silva - Servidora da SGE
  • Pedro Manuel Waddington Terencio - Servidor da SGE

(*) SGJ - Secretaria-Geral Judiciária, STI - Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e SGE - Secretaria de Governança e Gestão Estratégica.

Metodologia: utilização da abordagem do Design Thinking, observando as fases de empatia, (re)definição, ideação, prototipação e teste.

1ª atividade: Desk Research (visa compreender o contexto do projeto por meio de pesquisa de campo, na internet, artigos, mídia impressa etc.)

De 10 a 18/7 de 2024 foram realizadas pesquisas com servidores(as) do TRT-1 (141 respondentes) e com advogados(as) (51 respondentes), consulta à Ouvidoria e análise de dados de atendimento específicos da 72ª VT/RJ. O resumo dessa atividade consta na apresentação do projeto, em anexo.

2ª atividade: Matriz de (re)definição de problema (funciona tanto para dissecar um problema, examinando-o sob vários ângulos, como para ajudar a definir o contexto mais amplo e as questões associadas) 

No dia 18/7/2024 a equipe do projeto se reuniu presencialmente para analisar os dados e realizar o exercício da Matriz de (re)definição de problema, disponibilizada na caixa de ferramentas do TCU (https://portal.tcu.gov.br/design_thinking/index.html).

Ao final foram definidas duas perguntas que resumiram a redefinição do problema:

Na perspectiva dos(as) advogados(as) - Como podemos gerar confiança para os(as) advogados(as) no atendimento prestado pelo TRT-1?

Na perspectiva dos(as) servidores(as) - Como podemos definir melhores processos de trabalho para otimizar o atendimento no TRT-1?

3ª atividade: Brainwriting (traz como ponto forte a construção de ideias a partir de múltiplas contribuições e faz com que todos contribuam no desenvolvimento das ideias, que passam a ter vários “donos”)

Foi utilizada parte do método “Design Sprint”, em três etapas:

Brainwriting - ideias do papel, ou pequenas sugestões individuais dos participantes, apresentadas aos demais;

Mural - após a troca de ideias, os participantes sugeriram outras soluções, mais completas e aperfeiçoadas pelas sugestões debatidas, colando-as no mural da sala;

Storyboard - todos tiveram a oportunidade de visualizar o mural das soluções e sinalizar os pontos que mais gostaram ou acharam interessantes para responder as perguntas-problema.

Ao final, chegou-se a uma solução colaborativa com as seguintes características sugeridas:

Atendimento prévio ao Balcão Virtual

Classificação do tipo de atendimento (filtro) - com respostas padronizadas

Deseja pedir que o processo vá à conclusão? / vincular aos tipos de urgência

Definir as urgências, para escolha do usuário

Formulário para atendimento

Incluir vídeo com instruções/informações

Ao final, encaminhar para o Balcão Virtual

4ª atividade: Prototipação e Teste 

Atividade ocorrida de agosto a dezembro, realizada pela equipe do Lírio, com apoio e colaboração dos servidores lotados em Vara. O protótipo foi validado pelo grupo em reunião remota, realizada em 17/12/2024.

Apresentação do projeto: 

PDF - https://trt1.jus.br/documents/d/cagi/melhoria-do-atendimento-ao-usuario-do-trt-1-ppt-31-7-2024 

Canva - https://www.canva.com/design/DAGMVrGiIYE/tXbYw9ZYo4o0cM364uz7Vg/edit?utm_content=DAGMVrGiIYE&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton 

O projeto está alinhado à dimensão "Gestão da Inovação", do Eixo Processo Inovativo, conforme a Resolução 379/2024 do Plano Nacional de Inovação do Poder Judiciário. Nesse sentido, busca promover a experimentação e a prototipação nos serviços judiciários, incentivando a adoção de soluções inovadoras que aprimorem a prestação jurisdicional. Além disso, tem como objetivo a elaboração de projetos inovadores focados na melhoria dos serviços judiciários (atividade finalística), contribuindo para a modernização e maior eficiência do sistema de justiça.

 

 

Tags: Premio2024 114
  • E-mail do laboratório: lirio@trt1.jus.br