ILLUMINA12
Atualmente, tanto a Corregedoria Regional quanto as Varas do Trabalho não possuem um painel único em que podem consultar dados estatísticos e de movimentação dos processos no PJe. Apesar de existirem painéis e relatórios diversos, estão espalhados nas páginas da Corregedoria, da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa, bem como no PJe (SAOPJe), o que dificulta a análise dos dados apresentados nesses painéis e relatórios, bem como a gestão dos processos que tramitam nas varas do trabalho.
Nesse sentido, há uma profusão de ferramentas, com informações dispersas, o que resulta em dados não analisados. Assim, compreende-se que há recursos disponíveis mas estão subutilizados. Também há o contraponto, dados que são necessários, mas não estão disponíveis em relatórios.
A Corregedoria necessita de uma ferramenta capaz de analisar, em um único local, as principais situações processuais (PJe), assim como os dados estatísticos, dando celeridade no seu trabalho correicional e de orientação. Já as unidades judiciárias de primeiro grau também necessitam dessa ferramenta para efetivar sua gestão judiciária, dos processos que tramitam nas unidades, dos dados estatísticos relacionados, a gestão da pauta, acompanhamento das metas e dos indicadores institucionais, bem como possibilitar que realizem a autocorreição nas suas unidades.
A inexistência de um serviço que auxilie na organização e centralização destas informações essenciais, naturalmente reduz a eficiência do repasse das orientações correicionais e reduz a eficiência da gestão das unidades, fatores que dificultam o atendimento das metas estratégicas, a exemplo da Meta 1.
Todo esse cenário de necessidades, já é uma demanda percebida em nosso Tribunal, o que restou evidenciado pela construção do Objetivo Estratégico 3 do programa “Conexão Estratégica”: “Aprimorar a comunicação e o entendimento das ferramentas e estratégias de gestão para criar melhores condições operacionais para as unidades judiciárias”. Especificamente, o Objetivo Tático 3.3.1, “Criar painel de apoio de gestão acessível e intuitivo”, vinculando a 2 Key Results (Resultados-chave): KR 3.3.1.1 Estruturar o projeto até 30/04 e KR 3.3.1.2 Lançar Piloto (MVP) até dia 30/06.
Apresentação da Solução
Criar um conjunto de painéis (dashboards) PowerBI, sendo um painel principal e outros diversos, de maneira que o principal exibirá links para os demais painéis criados no âmbito do projeto, links para os existentes, bem como apresentar os resultados decorrentes dos dados provenientes dos painéis.
Considerando a disponibilidade de diversos painéis e relatórios já desenvolvidos no TRT da 12ª Região dentro do escopo de interesse, além da possibilidade de incluir novas ideias desenvolvidas em outros Regionais, entendemos que a centralização de todas essas informações em um painel centralizado trará inúmeros benefícios para a solução do problema mencionado.
Como premissa será utilizado o ambiente do TST, o PowerBI nacional, prezando pela uniformidade visual, definição de acesso de usuários por painel, atualização dos dados, sustentação e gestão da solução.
Outra premissa é um Plano de comunicação para que as soluções desenvolvidas atendam aos objetivos estratégicos. Para tanto é necessário pensar sobre a comunicação com os usuários, existência e uso dos painéis, eventual colaboração, dentre outros.
Não escopo
Considerando que a solução é um serviço de visualização de dados, não será possível movimentar ou inserir qualquer tipo de informação diretamente no PJe ou qualquer outro sistema a partir dos painéis.
Salvo exceções pontuais, os painéis serão voltados a informações judiciais relativas aos processos do 1º grau de jurisdição.
Não serão adotados painéis desenvolvidos por outros órgãos, sem prejuízo do aproveitamento de ideias e lógicas dos relatórios, a exemplo do painel desenvolvido pelo TRT da 9ª Região, chamado e-correição.
Proposta de Valor
Organização e centralização das informações essenciais para a Corregedoria Regional realizar correições, para as unidades judiciárias de primeiro grau fazerem a gestão judiciária e a autoinspeção e para quaisquer áreas do TRT da 12ª Região que possam ter interesse na análise de dados globais do primeiro grau de jurisdição.
Indicadores
INDICADOR n1: Satisfação dos usuário |
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Tipo de Indicador |
Efetividade |
O quê mede |
Avaliação da experiência do usuário com os painéis Power BI, focando na facilidade de acesso, compreensão das informações e utilidade percebida. |
Quem mede |
Tamilly Virissimo |
Quando medir |
As medições subsequentes da linha-base serão realizadas trimestralmente para acompanhar a evolução e identificar melhorias. |
Onde medir |
SECOR e Varas do Trabalho |
Por que medir |
Garantir que os painéis Power BI atendam às necessidades diárias dos usuários. |
Como medir |
Pesquisa de Satisfação e Usabilidade para capturar o feedback dos usuários sobre a facilidade de acesso, compreensão das informações e utilidade percebida dos painéis. |
Situação atual |
A definição da linha-base acontecerá com a medição inicial, a ser realizada em maio de 2024. |
META |
Alcançar uma média de satisfação dos usuários. |
INDICADOR n : indicador do projeto |
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Tipo de Indicador |
Eficácia |
O quê mede |
Mede os resultados alcançados pelo projeto e seu progresso, focando na entrega dos relatórios Power BI. |
Quem mede |
A equipe técnica responsável pelo projeto |
Quando medir |
A cada entrega do projeto. |
Onde medir |
Nos próprios painéis Power BI. |
Por que medir |
Para identificar melhorias e garantir o cumprimento dos objetivos com a implementação dos painéis Power BI. |
Como medir |
Verificar a quantidade dos itens constantes do Plano de Projeto desenvolvidos com precisão dos dados, clareza da apresentação e relevância das informações. |
Situação atual |
A situação atual é “zero”, ou seja, o painel não foi criado e os relatórios que já existem devem ser alterados. |
META |
Entregar 90% dos itens constantes do Plano de Projeto, em cada entrega. |
INDICADOR n : número de acessos ao Painel |
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Tipo de Indicador |
Eficiência |
O quê mede |
Este indicador mede a quantidade de acessos ao painel PowerBI por um determinado período. Ele ajuda a entender a frequência de uso e a relevância do painel para os usuários finais. |
Quem mede |
A equipe técnica do projeto, utilizando as ferramentas de administração e monitoramento do PowerBI. |
Quando medir |
Mensalmente |
Onde medir |
A medição será realizada dentro do ambiente PowerBI, mais especificamente utilizando a função de auditoria ou as análises de uso disponíveis na plataforma administrativa do PowerBI. |
Por que medir |
Medir o número de acessos ao painel permite avaliar a adoção do painel pelos usuários, a eficácia das informações apresentadas e a necessidade de melhorias ou atualizações no painel. |
Como medir |
Consultar os dados de acesso referentes ao período de análise |
Situação atual |
Atualmente não são geradas métricas de acesso. |
META |
{descrever o resultado desejado, o indicador e o prazo de execução} |
Prazo de entrega
O projeto será organizado em ciclos trimestrais que entregarão versões parciais do produto final. Em cada uma das etapas, serão definidas as entregas que se pretende alcançar ao final do ciclo. Para este projeto fica estabelecida a execução de 3 (três) ciclos com as entregas definidas para o final dos meses de junho, setembro e dezembro de 2024.
Etapas de Implementação/Principais entregas
Etapas/Entregas |
INÍCIO |
TÉRMINO |
RESPONSÁVEL |
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1º-04-2024 |
30-04-2024 |
Equipe de Projeto |
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1º-04-2024 |
30-06-2024 |
Equipe de Projeto |
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1º-07-2024 |
30-09-2024 |
Equipe de Projeto |
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1º-10-2024 |
19-12-2024 |
Equipe de Projeto |
obs.: O detalhamento das entregas será descrito no documento Plano de Projeto (PLP)
Estimativa de investimento
Como investimento, o projeto contará com o trabalho de servidores dos quadros do TRT da 12ª Região e utilização de licenças de software da ferramenta Power BI já disponíveis no órgão. Possivelmente, será utilizado ambiente de publicação já contratado e disponibilizado para a Justiça do Trabalho (JT) pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Não haverá investimentos financeiros com novas contratações ou emissão de passagens e diárias.
Riscos
Risco |
Reposta/Tratamento |
PJe-Gestão, sendo desenvolvido pelo TRT13, que foi aprovado pelo CSJT como startup. Funciona como extensão do PJe e pode ser nacionalizado e integrado ao PJe. Possui algumas funcionalidades, que são objeto deste projeto (não todo). |
Considerando que o projeto atual prevê maior liberdade na criação de relatórios, inclusive com a possibilidade de criação de gráficos e a possibilidade de escolha local dos parâmetros de cada painel/relatório, a Corregedoria entende que, mesmo sendo nacionalizado o PJe-Gestão do TRT13, este projeto deve continuar. Monitorar, avaliar e buscar correções em eventuais distorções observadas entre informações do PJe-Gestão do TRT13 e Painel da Corregedoria do TRT12 |
Integração com o ambiente nacional com sincronização de usuários e senhas. |
Controlar possível atraso na entrega final do produto diante de problemas ocorridos nessa integração. Caso ocorra problemas na sincronização de usuário e senha entre os ambientes, garantir ao menos a sincronização de usuários. |
- E-mail do laboratório: liods@trt12.jus.br