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Iniciativa

Oficina Sistema NUGEP 2.0

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O projeto Oficina Sistema NUGEP tem por objetivo mapear os problemas atuais enfrentados pelos administradores, desenvolvedores e usuários (incluindo o público externo) em relação ao Sistema de Gestão de Precedentes NUGEP 1.4, a fim de apresentar soluções possíveis de serem implementadas na versão atualizada do sistema (NUGEP 2.0), com previsão de implantação em meados de 2025.

O projeto está sendo desenvolvido observando a principiologia da gestão da inovação, utilizando a abordagem do design thinking. São responsáveis pelo projeto o Laboratório de Inovação do TRT 12, LabInova 12, e o TRT18. Participam do projeto os servidores dos Tribunais Regionais e do TST.

O Sistema NUGEP foi criado pelo TRT 18 com o objetivo de gerir os procedimentos administrativos decorrentes de julgamentos de repercussão geral, casos repetitivos e de incidentes de assunção de competência, no âmbito da Justiça do Trabalho, por meio da centralização do cadastro dos temas e dos processos sobrestados, bem como da automatização da extração de dados pertinentes e da notificação das unidades envolvidas.

O sistema atual é utilizado por todos os TRTs e está sendo implantado no TST. Há a expectativa de que a versão 2.0 seja utilizada por todos os Tribunais do país. 

Os dados coletados pelo Sistema NUGEP são enviados diariamente ao Banco Nacional de Dados de Demandas Repetitivas e Precedentes Obrigatórios do CNJ.

Esclarece-se que dentre as Estratégias Nacionais do Poder Judiciário 2021/2026, está a “Consolidação do Sistema de Precedentes Obrigatórios”. Além disso, o Plano Estratégico da Justiça do Trabalho do CSJT (Ciclo de Gestão 2021/2026) estabelece como objetivo estratégico “Garantir a efetividade do tratamento das demandas repetidas”. 

Esclarece-se que o projeto está relacionado ao ODS 16 da ONU, sobretudo no que diz respeito ao acesso à justiça e à construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas.

As ações previstas no projeto obedecem ao seguinte cronograma: 

 

Atividades

Responsável

Prazo

Reunião de conhecimento da demanda

LabInova 12

12/04

Definição das datas da oficina

Grupo - LabInova 12 + TRT18 + TRT5

12/04

Definição dos participantes da oficina

Marli Roz

13/05

Reunião para discussão de sugestões de melhorias

Grupo

16/05

Reunião alinhamento

Grupo -  LabInova 12 + TRT18 + TRT5

20/05

Envio dos convites

LabInova 12

21/05

Elaboração de apresentação do sistema atual

TRT18

28/05

Realização e Facilitação da Oficina

LabInova 12 + TRT18

28 e 29/05

Avaliação da Oficina

LabInova 12

31/05

Monitoramento e avaliação formativa das melhorias prospectadas para o sistema NUGEP 2.0

LabInova 12 + TRT18

31/07

 

Os indicadores do projeto são de três tipos:

  1. Avaliação de satisfação dos participantes, por meio de formulário do Google, em relação à condução da Oficina, às ferramentas utilizadas e à percepção de impacto decorrente da Oficina;
  2. Avaliação formativa, feita pelo TRT18, a fim de aferir o conhecimento dos participantes acerca do tema trabalhado na Oficina;
  3. Avaliação de monitoramento a fim de avaliar a correspondência entre as soluções encontradas na Oficina e a execução do sistema NUGEP 2.0, a ser realizada pelo TRT18.

Os benefícios a serem alcançados com o projeto consistem nos seguintes:

  1. Aumento da produtividade, com a simplificação de processos e redução do tempo utilizado para realizar tarefas;
  2. Maior satisfação do usuário, com a correção dos problemas existentes e adoção de ferramentas mais intuitivas e de acessibilidade, facilitando a consulta pública;
  3. Maior agilidade organizacional e adaptabilidade do sistema;
  4. Maior segurança das informações, reduzindo as falhas e garantindo o sigilo de dados;
  5. Melhoria na qualidade dos relatórios, possibilitando melhores análises e decisões mais assertivas.

 

 

Imagem 1 - Oficina realizada dias 28 e 29 de maio
 
 
 Imagem 2 - Canvas Problema
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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  • E-mail do laboratório: labinova@trt12.jus.br