CAMPEONATO DE SUSTENTABILIDADE TJMMG
DESCRIÇÃO RESUMIDA DO PROJETO
O Campeonato de Sustentabilidade JMEMG 2023 visou promover a sustentabilidade de maneira divertida. As abordagens lúdicas facilitaram o aprendizado e a incorporação de práticas sustentáveis no dia a dia. Com esta competição, houve o incentivo para uma rivalidade saudável entre colegas e equipes, ampliando a conscientização sobre o descarte seletivo e a importância de práticas ecológicas. Cada jogo desse campeonato abordou um aspecto a ser desenvolvido.
Quatro jogos foram realizados:
1) Jogo do Descarte Seletivo: a comissão do PLS visitou todas as salas do TJMMG e fez perguntas aos servidores, colaboradores e gestores sobre coleta seletiva. A cada resposta, a pessoa deveria levantar uma plaquinha com SIM ou NÃO. Os acertos/erros foram compilados individualmente e por equipe.
2) Jogo da Verificação das Lixeiras: antes do jogo citado no item 1, a comissão PLS fez uma "auditoria surpresa" do descarte em todas as lixeiras do TJMMG e foi orientando as pessoas sobre a forma correta de separar os recicláveis. A pontuação foi anotada por setor. Após a o jogo do item 1, foi feita uma nova verificação das lixeiras, para avaliar se houve melhora no descarte.
3) Jogo da Contratação de Energia Solar: este jogo estimulou a todos do TJMMG a aderirem a conta de energia à empresas de energia solar a fim de gerar descontos na conta da CEMIG (Companhia Energética de MG).
4) Jogo da Coleta de Lacres Solidários: este jogo visou a coleta de lacres de latinha para a ONG Lacre do Bem.
PROBLEMA A SER RESOLVIDO
Apenas trinta e três por cento dos descartes encaminhados para a Asmare (empresa responsável por recolher os recicláveis no edifício da Justiça Militar de MG) era material reciclável. Os outros sessenta e seis por cento eram lixo. Nota-se que o material encaminhado estava nos sacos
destinados a material reciclável. Isso reflete a falta de informação e de comprometimento com o descarte sustentável. São reflexos de uma consciência sustentável abaixo do necessário.
Diante desse cenário, a Comissão Gestora do PLS teve a ideia de realizar um campeonato de sustentabilidade para aumentar a consciência em relação ao descarte seletivo. Foram incluídos também outros assuntos relacionados à sustentabilidade como a utilização de energia solar.
PRINCIPAL INOVAÇÃO DA PRÁTICA
O objetivo primordial do Campeonato foi desenvolver a consciência sustentável de forma lúdica, em que todos pudessem participar e testar seus conhecimentos sobre o assunto descarte seletivo.
METODOLOGIA (PASSO A PASSO)
Passo 1: definição do regulamento do Campeonato de Sustentabilidade pela Comissão Gestora do PLS (CGPLS) e aprovação pela Presidência do TJMMG
Passo 2: divulgação do Campeonato de Sustentabilidade para magistrados, servidores e terceirizados do TJMMG.
Passo 3: aplicação dos Jogos:
- Jogo 1 - Descarte Seletivo: foram elaboradas diversas perguntas sobre coleta seletiva, de nível fácil a nível difícil. Foram criadas placas com os dizeres SIM e NÃO. A CGPLS visitou todas as salas do TJMMG realizando perguntas e pedindo para as pessoas responderem individualmente
levantando a placa. Foi anotada a pontuação individualmente. Em caso de resposta incorreta, a CGPS esclarecia a forma correta de descarte. Exemplo de perguntas realizadas: O saco azul é destinado para lixo reaproveitável e o saco preto para lixo descartável? ; Descarto copinho de
plástico descartável de café ou água no saco preto? - Jogo 2 - Verificação das Lixeiras: a CGPLS realizou auditoria nas lixeiras de todas as salas e anotou a pontuação para acertos e erros no descarte. As pessoas também foram orientadas sobre o descarte correto. Um auditoria foi realizada antes do Jogo das Perguntas (Jogo 1) e outra auditoria foi realizad após o Jogo 1. O objetivo era observar se a consciência sobre o descarte seletivo melhrou.
- Jogo 3 - Contratação de Energia Solar: a CGPS orientou as pessas a aderiram à empresas que fornecem energia solar que possuem convênio com a CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais). O objetivo deste jogo foi mostrar para as pessoas do TJMMG que é possível ter energia limpa em suas residências. A pessoa recebia pontuação adicional se encaminhasse contrato de adesão à energia solar.
- Jogo 4 - Coleta de Lacres: a CGPS incentivou as pessoas do TJMMG a coletar lacres do latinhas para que fossem encaminhados para a ong Lacre do Bem. O objetivo deste jogo foi incentivar os servidores à destinaram corretamento os lacres para reciclagem. Passo 4- compilação da pontuação e divulgação do resultado.
CONTRIBUIÇÃO PARA O APERFEIÇOAMENTO DA JUSTIÇA
A prática contribui para a melhoria do descarte seletivo e consequente possibilidade de um ambiente mais sustentável.
BENEFICIÁRIOS
Quando tratamos de cuidar da natureza, os beneficiários diretos somos todos nós, habitantes deste planeta. Mas vamos falar de ganhos diretos e indiretos sob outro ângulo:
1) Mais de mil famílias vivem do descarte seletivo em Belo Horizonte. Elas ganharão com a melhoria da qualidade dos nossos descartes;
2) Desenvolver consciência ecológica permitirá que a prática se estenda às casas dos participantes do campeonato. Isto ampliará a quantidade de resíduos recicláveis que serão destinados às famílias que vivem deles;
3) Ao se inscreverem em sites de empresas que disponibilizam energia solar, estes participantes terão redução com gastos com energia elétrica e ainda poderão desenvolver um sentimento de que estão fazendo algo pelo planeta. Esse sentimento já é a sementinha do desenvolvimento da consciência ecológica ou sustentável;
4) Ao constribuírem com lacres de latinhas, terão a informação de que suas contribuições ajudaram uma pessoa necessitada a receber uma cadeira de rodas. Isso aumentará a constribuição com o descarte sustentável e ampliará ainda mais a consciência ecológica;
5) Ao participar voluntariamente de um evento, que pode ser uma palestra sobre descarte seletivo, é possível que o participante tenha mais interesse e, consequentemente, preste mais atenção e obtenha melhores resultados.
ABRANGÊNCIA
O Campeonato de Sustentabilidade da JMEMG 2023 abrange todos os magistrados, servidores, terceirizados, menores aprendizes e demais colaboradores que trabalham no edifício onde funciona a Justiça Militar Estadual de MG. Estão fora do Campeonato deste ano as salas da OAB, DP e MP, por não existir, de pronto, acordos que permitiriam que servidores da CGPLS entrassem e verificassem as lixeiras destes órgãos ou instituições, por exemplo.
FATORES DE SUCESSO DA PRÁTICA
1- capacitação de forma lúdica e divertida; engajamento das pessoas para o objetivo único de promover a sustentabilidade;
2- divulgação da importância do descarte seletivo;
3- orientação sobre forma consciente de desccarte seletivo;
4- esclarecimento sobre dúvidas acerca do descarte seletivo;
DIFICULDADES ENCONTRADAS
1- Ausência de algumas pessoas (teletrabalho, férias, licença, etc);
2- Não participação de algumas pessoas visto que não era obrigatória;
3- Barreiras para mudança de consciência
LIÇÕES APRENDIDAS
A) Na elaboração:
- Não devemos exigir a perfeição na elaboração das regras do Campeonato, mas inserir dispositivos que permitam o aperfeiçoamento durante sua execução.
- A busca pela perfeição na elaboração das regras deve existir. Porém, apenas para possibilitar o início do Campeonato. O resto completa depois.
- O contato pessoal e bem humorado produzem resultados muito superiores aos impositivos.
- As pessoas gostam de participar de disputas, ainda que não seja por ganho algum. Todos os brindes só foram entregues no final da brincadeira, sem que fosse anunciada antecipadamente sua possível distribuição.
- Maleabilidade na execução dos jogos aumenta a possibilidade de interesse na participação. Foi anunciada a participação voluntária e o interesse demonstrado foi alto.
- Durante as conversações decorrentes dos jogos inúmeras ocorrências vieram à tona. Isto permitiu que a Comissão identificasse pontos frágeis no processo de descarte, armazenamento e coleta de resíduos.
BENEFÍCIOS E RESULTADOS ALCANÇADOS
Os benefícios alcançados já se fizeram presentes nos três primeiros dias do Campeonato: alguns participantes tinham dúvidas sobre o uso das lixeiras; sobre quais produtos eram recicláveis ou apenas lixo; sobre a questão de o papel ser rasgado ou amassado; sobre a escolha da lixeira para papel molhado, copo descartável sujo, papel-toalha.
Além disso, foi detectado que havia terceirizado que recolhia o lixo e o material reciclável e misturava tudo em um só saco. Devido a esta constatação, apesar de os terceirizados responsáveis pela coleta dos descartes terem recebido essa orientação anteriormente, a Comissão fez uma reunião com todos.
Nessa reunião, fez a mesma brincadeira do Jogo do Descarte Seletivo, inclusive distribuindo balas de brinde, para explicar de forma leve e lúdica a forma correta de descartar e manter os descartes separados. E enfatizamos a importância de manter a separação entre recicláveis e lixos, para que mais de mil famílias continuem tendo renda e condições de se sustentar.
Considerando os 4 Jogos realizados (Jogo do Descarte Seletivo, Jogo Verificação das Lixeiras, Jogo Coleta de Lacres Solidários e Jogo Contratação de Energia Solar), a equipe vencedora foi: 2ª AJME
Considerando os 4 Jogos realizados (Jogo do Descarte Seletivo, Jogo Verificação das Lixeiras, Jogo Coleta de Lacres Solidários e Jogo Contratação de Energia Solar), os vencedores individuais foram: Jane Mara (2ª AJME); Leonardo (2ª AJME); Michelly (Escritório de Projetos)
A participante abaixo foi a que apresentou mais contratos de ENERGIA SOLAR: Graziely
Os particpantes abaixo foram os que mais entregaram LACRES: Jane Mara (2ª AJME); Leonardo (2ª AJME); Michelly (Escritório de Projetos)
Destaque para a 1ª AJME que identificou as lixeiras para facilitar o descarte correto. A ação ampliou a nota em 50%.
EQUIPE
- Comissão Gestora do PLS composta por: Desembargador Fernando José Armando Ribeiro – Presidente da Comissão
- Ivana Esperança de Castro Barros
- Lisiane Carvalho Nepomuceno
- Maximiniano Félix Lopes
- Thais Fonseca Correa Nara da Silva Carvalho
- Iara Rafaela Henriques Nascimento Silva
- Ana Paula Brazileiro Vilar Hermont
- Cláudio Márcio Soares de Figueiredo (aposentado) - idelizador do Campeonato de Sustentabilidade
EQUIPAMENTOS E SISTEMAS
- Processo SEI para aprovação do regulamento
- Sistema spark: sistema interno para divulgação de mensagens sobre o campeonato
- E-mail para divulgação de mensagens sobre o campeonato
ORÇAMENTO
R$0,00
OUTROS RECURSOS
R$0,00
- E-mail do laboratório: escritorioprojetos@tjmmg.jus.br