TAISE - Transferência Automática de Informações ao Sistema eleitoral
A partir de problemas trabalhados na 2ª Maratona de Inovação do TJSE, montou-se uma protótipo de robô para comunicações automáticas em processos criminais, porém tal protótipo carecia de maior fidelidade, pois não se conhecia o serviço realizado pelo sistema eleitoral no tratamento dessas informações e possíveis retornos.
Daí, o TJSE se uniu ao TRE-SE para que fosse construído um protótipo capaz de solucionar o problema de "desperdício" de mão-de-obra nas unidades criminais com comunicações burocráticas e repetitivas.
Assim surgiu mais uma iniciativa de automação para a tramitação de processos o robô "TAISE" (Transferência Automática de Informações ao Sistema Eleitoral).
O desenvolvimento de TAISE é fruto da parceria da Diretorias de Inovação Judiciária do TJSE e do i9-SE - Laboratório de Criatividade e Inovação do TRE-SE, bem como das Corregedorias de ambos os tribunais e e vai automatizar a comunicação de condenações criminais e extinções de punibilidade ao sistema Infodip do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Corregedora-Geral da Justiça, desa. Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, destaca que “TAISE reflete o compromisso do TJSE com a adoção de inovações para aprimorar os processos judiciais. Além de agilizar as comunicações à Justiça Eleitoral, o robô TAISE também realizará automaticamente as movimentações processuais nos sistemas SCPV e SEEU, reduzindo as tarefas manuais e repetitivas realizadas tradicionalmente".
Segundo o líder técnico do projeto, o analista Rodrigo Malta, “a equipe do TJSE já tinha experiência com um robô anterior que havia realizado cerca de 25.000 juntadas automáticas no SEEU, mas agora superamos o desafio de garantir a integração entre três sistemas: o Infodip do TSE, o Sistema de Controle Processual Virtual (SCP-V) do TJSE e o SEEU do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)".
"A implementação do 'TAISE' não apenas reduz a carga de trabalho relacionada a tarefas mecânicas, mas também permite que os servidores direcionem seus esforços para áreas que exigem habilidades mais especializadas, resultando em maior eficiência e produtividade das unidades”, complementa Thiago Porto, Diretor de Inovação Judiciária."
As informações detalhadas sobre o funcionamento do TAISE estão disponíveis no anexo.
- E-mail do laboratório: criar@tjse.jus.br