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Iniciativa

Comunica PID

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Projeto "Comunica PID"

 

Contexto

O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), o Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região (TRT15), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) reuniram-se para implantarem, conjuntamente e em cumprimento à Resolução CNJ n.° 508/2023, os Pontos de Inclusão Digital (PIDs) nos municípios de Anhembi/SP, Barra do Turvo/SP, Bom Sucesso de Itararé/SP e Campos Novos Paulista/SP, todos localizados no Estado de São Paulo.

Iniciado o Projeto de Implantação dos PIDs, os quatro tribunais identificaram a necessidade de definir os serviços que serão acessados nos PIDs e a forma mais adequada de comunicar a população local sobre eles, o que levou à construção do Projeto "Comunica PID".

O Projeto "Comunica PID" iniciou-se com reunião preparatória realizada em 25/4/2024, seguindo-se com pesquisa prévia e Oficina para Design do projeto de comunicação dos PIDs (TRF3, TRT15, TRE-SP, TJSP).

 

Reunião preparatória

A reunião preparatória foi realizada em 25/4/2024, no formato online, com a participação de representantes do TRF3, TRT15, TRE-SP e TJSP, para organização das próximas ações: pesquisa prévia, oficina e projeto.

 

Pesquisa prévia

A pesquisa prévia contemplou a realização de entrevistas e a coleta de informações na internet sobre as características, necessidades e os diversos aspectos da vida dos habitantes dos quatro municípios, a fim de viabilizar a construção da persona na primeira sessão da oficina de design thinking, sendo que cada tribunal parceiro do projeto se dedicou à pesquisa de um dos municípios que receberão os PID’s:

= Município de Anhembi: pesquisa prévia feita pelo TRF3 a partir de entrevista com o Procurador do Município;

= Município de Barra do Turvo: pesquisa prévia feita pelo TRT15 a partir de entrevista com o Procurador do Município;

= Município de Bom Sucesso de Itararé: pesquisa prévia feita pelo TRE-SP a partir de entrevista com a Coordenadora Geral de Assuntos Jurídicos da Prefeitura;

= Município de Campos Novos Paulista: pesquisa prévia feita pelo TJSP a partir de consulta à internet.

 

Oficina de Design do Projeto de Comunicação dos PIDs - "Comunica PID"

A Oficina para Comunicação dos PIDs (TRF3, TRT15, TRE-SP, TJSP) contemplou uma pesquisa prévia e três sessões realizadas nos dias 10, 15 e 17/5/2024, no formato online, bem como comportou a utilização da abordagem do design thinking para a geração/seleção de ideias e da Plataforma Miro para registro de ideias (espaço virtual para atuação colaborativa, incluindo recursos visuais).

A oficina contou com a participação dos laboratórios de inovação, e das áreas de estratégia e comunicação dos quatro tribunais, bem como envolveu os seguintes passos:

1) 1.ª Sessão da Oficina em 10/5/2024, das 14h às 16h, no formato online (via Teams): na sessão, com respaldo na pesquisa prévia, os participantes definiram a persona, ou seja, o tipo de pessoa que, potencialmente, utilizará os PID’s (experiência do usuário);

2) 2.ª Sessão da Oficina em 15/5/2024, das 14h às 16h, no formato online (via Teams): na sessão, os participantes passaram pela fase de ideação quanto aos canais de comunicação mais adequados à população dos quatro municípios e iniciaram o apontamento de ações que deverão ser adotadas no plano de ação.

3) 3.ª Sessão da Oficina em 17/5/2024, das 14h às 16h, no formato online (via Teams): na sessão, os participantes iniciaram com um brainstorming de palavras chave, seguindo-se para o detalhamento dos serviços que serão acessados/divulgados nos PID’s, a divisão de tarefas entre os quatro tribunais, a escolha do slogan, o cabide de ideias, sendo que finalizaram com a elaboração de um plano de ação – com definição de tarefas, responsáveis, prazos, etc –, apto a orientar as demais etapas do Projeto "Comunica PID".

 

 

Definição do cronograma e das etapas do Projeto de Comunicação dos PID’s - "Comunica PID"

Etapas

Data

de

Início

Data

de

Término

Responsável

Reunião preparatória dos trabalhos

25/4

25/4

Laboratórios de Inovação e Áreas de Estratégia do TRF3, TRT15, TRE-SP, TJSP

Pesquisa prévia: sobre os habitantes dos quatro municípios

30/4

7/5

Áreas de Estratégia do TRF3 (Anhembi), TRT15 (Barra do Turvo), TRE-SP (Bom Sucesso de Itararé) e TJSP (Campos Novos Paulista)

Oficina de design thinking: 1ª Sessão

10/5

10/5

Laboratórios de Inovação (iJuspLab, iLabTRF3, Co.Labora15, SampaLab, Inov@TJSP), bem como Áreas de Estratégia e Áreas Comunicação do TRF3, TRT15, TRE-SP e TJSP

Oficina de design thinking: 2ª Sessão

15/5

15/5

Laboratórios de Inovação (iJuspLab, iLabTRF3, Co.Labora15, SampaLab, Inov@TJSP), bem como Áreas de Estratégia e Áreas Comunicação do TRF3, TRT15, TRE-SP e TJSP

Oficina de design thinking: 3ª Sessão

17/5

17/5

Laboratórios de Inovação (iJuspLab, iLabTRF3, Co.Labora15, SampaLab, Inov@TJSP), bem como Áreas de Estratégia e Áreas Comunicação do TRF3, TRT15, TRE-SP e TJSP

Início da criação da campanha de comunicação em formato simples, via palavra-chave, e definição do slogan

17/5

17/5

Laboratórios de Inovação (iJuspLab, iLabTRF3, Co.Labora15, SampaLab, Inov@TJSP), bem como Áreas de Estratégia e Áreas Comunicação do TRF3, TRT15, TRE-SP e TJSP

Entregar informações sobre os serviços dos PIDs às Áreas de Comunicação

20/5

29/5

Áreas de Estratégia do TRF3, TRT15, TRE-SP e TJSP

Produção: desenvolvimento das artes do material impresso

20/5

24/5

(primeira versão)

Área de Comunicação do TRE-SP

Produção: cards para redes sociais ou vídeos com animação

20/5

14/6

Área de Comunicação do TRF3

 

Produção: elaboração do release para divulgar a assinatura do acordo de cooperação e pós-evento

20/5

14/6

Área de Comunicação do TRT15

Produção: elaboração do release para divulgar o início do funcionamento dos PID’s

20/5

26/6

Área de Comunicação do TJSP

Produção: relacionamento com a mídia (divulgação)

Após a aprovação do release

24/6

 

Área de Comunicação do TRT15 e TJSP

Lançamento da divulgação inicial

1 semana antes da data de início do funcionamento de cada PID

28/6

Áreas de Comunicação do TRF3, TRT15, TRE-SP e TJSP

Definição dos meios de medição dos resultados

10/6

1/7

Áreas de Estratégia e Áreas de Comunicação do TRF3, TRT15, TRE-SP e TJSP

Reforço de comunicação nos municípios

A partir de 1 mês depois da implantação

19/12

Áreas de Comunicação do TRF3, TRT15, TRE-SP e TJSP

Medição dos resultados

1/7

19/12

Áreas de Estratégia do TRF3, TRT15, TRE-SP e TJSP

 

Alguns dos benefícios esperados com o Projeto de Comunicação dos PID’s - "Comunica PID"

Facilitar o conhecimento e a compreensão da população local quanto ao funcionamento e à finalidade dos PID’s, e quanto acesso aos serviços judiciais e aos seus direitos, a partir de uma comunicação baseada em linguagem simples (clara, direta, acessível, compreensível e com elementos visuais) e veiculada em canais que alcancem a população local.

Estimular e potencializar o uso dos PID’s pela população local e, consequentemente: aumentar o atendimento do Poder Judiciário à distância; reduzir a necessidade de deslocamento da população local até outras cidades da região para acessar os serviços judiciais; reduzir as desigualdades sociais; ampliar o acesso da população local à Justiça e expandir o exercício de sua cidadania; contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população local; fortalecer a relação institucional do Poder Judiciário com a população local e, ao final, com a sociedade.

 

Projeto inovador

O Projeto "Comunica PID" mantém relação com a política pública voltada à maximização de acesso à Justiça em território nacional, que tem como algumas de suas bases a Resolução CNJ n.° 508/2023 e a Recomendação CNJ n.° 144/2023, que dispõem, respectivamente, sobre a instalação de Pontos de Inclusão Digital (PID) pelo Poder Judiciário, e o uso da linguagem simples nas comunicações e atos.

A construção do projeto partiu de um novo processo de trabalho colaborativo envolvendo quatro tribunais e quatro municípios, todos do Estado de São Paulo, e que atuaram juntos pela primeira vez, gerando um espaço para expansão de ideias, co-criação, trocas de experiências e registro de lições aprendidas.

Nota-se, assim, que o projeto foi planejado por inteligência coletiva (colaborativa), da qual participaram representantes de cada um dos tribunais parceiros que atuarão na fase de execução, o que aumenta a probabilidade de sucesso do projeto, com a efetiva entrega de valor aos usuários dos serviços públicos.

Diante do desafio de definir “o quê comunicar” e “como comunicar”, a construção do projeto teve por base o olhar cuidadoso (em um exercício de empatia a partir da realização de pesquisas prévias) em relação às características, às necessidades e à realidade das pessoas a quem os PID’s são direcionados. Também contou com o estímulo à criatividade na construção do plano de comunicação voltado a essas pessoas, incluindo um slogan que se conecta e comunica com o usuário do serviço de forma acolhedora e eficiente, a seleção de canais de comunicação de maior alcance para o público alvo, além do uso de linguagem simples (clara, direta, acessível, compreensível e com elementos visuais) por todos os tribunais. Tem-se, portanto, a busca pelo aprimoramento da forma de comunicar o oferecimento dos serviços públicos.

Vale destacar que o uso da abordagem do Design Thinking – imersão/empatia/persona, ideação, prototipação – e da Plataforma Miro na oficina de design do projeto, consiste em uma maneira diferente e eficaz de solucionar problemas.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Projeto "Comunica PID" tem alto potencial de impactar, positivamente, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 10 e 16:

ODS 10 – Redução da desigualdade dentro dos países e entre eles

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes

 

Medição dos Resultados

Para medir os resultados do Projeto, notadamente, quanto à eficácia e efetividade do plano de comunicação, foi elaborado um Formulário de Atendimento a ser preenchido pelos atendentes dos PID dos 4 (quatro) municípios e criado o Painel do Ponto de Inclusão Digital, que será atualizado periodicamente a partir dos dados desses formulários e contemplará informações sobre os atendimentos realizados nos PID.

Detalhes sobre a medição podem ser encontrados no Painel do Ponto de Inclusão Digital no link:

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNTI4MWE5MjYtNWY4ZS00NTQxLThjZGUtNzcxODFlYjc3ZGE4IiwidCI6IjExMjBlOWFjLTRmMGUtNDkxOS1hZDY4LTU4ZTU5YzIwNDZjZiJ9

 

 

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  • E-mail do laboratório: ilabtrf3@trf3.jus.br