Tia Vera contra a Desinformação nas Eleições
Tia Vera contra a Desinformação nas Eleições
Apresentação
A(s) eleitoras(es) estão suscetíveis à desinformação eleitoral, sobretudo porque as campanhas eleitorais vêm substituindo as mídias tradicionais e seus mecanismos de compliance e accountability pelo uso massivo de mídias digitais ainda sem regulamentação adequada. Podemos identificar como núcleos desse problema a emergência de uma contracultura de pós-verdade e o déficit de educação midiática. Muitos são os efeitos indesejados, a exemplo do aumento exponencial de judicialização, do orçamento eleitoral dos custos de auditoria e de campanhas dos esforços de esclarecimento. Não obstante a reconhecida eficiência da Justiça Eleitoral brasileira, inclusive com amplo reconhecimento internacional, o problema a desinformação generalizada gera desconfiança do processo e da instituição eleitoral, deslegitimação da soberania popular e persistência da crise de governabilidade.
Buscando colaborar com as diversas iniciativas já em curso na Justiça Eleitoral, conduzidas pelo TSE e pelos TRE´s, e com a experiência vivenciada nas Eleições 2022 e o olhar nas próximas Eleições municipais, o i9-SE-Laboratório de Criatividade e Inovação do TRE-SE, pensando em colaborar para um ambiente mais bem informado na, propôs o seguinte problema inicial.
- Como aumentar a confiança no processo eleitoral dos eleitores sujeitos ao fenômeno da desinformação?
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o GNova Lab - Laboratório de Inovação em governo da ENAP, que se propõe a desenvolver soluções inovadoras em projetos com instituições do governo federal para que o serviço público possa responder com mais eficiência às demandas dos (as) cidadãos (ãs). Os ciclos de desenvolvimento, desde a imersão no problema, ideação, prototipagem e testes até a mentoria na execução da solução escolhida, encontram-se detalhados no cronograma do projeto.
Com a aplicação da metodologia, o problema/desafio foi refinado para:
- Os eleitores têm a liberdade de escolha prejudicada pelo caos informacional nas campanhas para cargos majoritários.
As parcerias que o GNova Lab desenvolve com órgãos da Administração Pública Federal são moduladas de acordo com o desafio a ser enfrentado. Geralmente, esses projetos são desenvolvidos em ciclos que envolvem: imersão nos problemas, ideação, prototipagem e teste de soluções. Ao longo desses ciclos, o laboratório utiliza metodologias ágeis e abordagens multidisciplinares inspiradas no design, nas ciências sociais e na economia comportamental. Todos os projetos geram capacidade inovadora nas equipes dos órgãos parceiros, que participam e aprendem fazendo ao longo do processo.
Fundamentação
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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
16.3 Promover o Estado de Direito, em nível nacional e internacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos.
16.6 Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.
16.7 Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis
16.10 Assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais.
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Princípios da Política de Gestão da Inovação (Resolução nº 395/CNJ)
- Cultura da Inovação
- Foco no Usuário
- Participação
- Colaboração
- Desenvolvimento Humano
- Acessibilidade
Metodologia
A principal ferramenta metodológica é o Design Thinking, entretanto, considerando a complexidade do problema/desafio, mesmo que de forma experimental, foram i utilizados conceitos do Design Sistêmico e das Ciências Comportamentais, que trazem o olhar para o comportamento humano, a dinâmica dos sistemas e suas variáveis e inter-relações.
Cronograma
Atividade |
Datas |
Execução |
Responsáveis |
Imersão no problema |
23/02 a 29/02/24 |
100% |
i9-SE e GNOVA |
Mapa de atores e planejamento da pesquisa de campo |
01/03 a 15/03/24 |
100% |
i9-SE e GNOVA |
Teste de roteiros e realização da pesquisa junto com os atores (eleitores, jornalistas, especialistas, magistrados, representantes de partidos políticos) |
15/03 a 11/04/24 |
100% (27 entrevistas) |
i9-SE |
Redefinição do problema e Mapa de Insights |
12/04 a 18/04/24 |
100% |
i9-SE |
Ideação e definição da solução (Uma campanha em rádio para que o eleitor possa conhecer os efeitos negativos das notícias falsas e não disseminar desinformação) |
19/04 |
100% |
i9-SE e GNOVA |
Definição de Protótipo e esboço |
26/04 a 02/05/24 |
100% |
i9-SE |
Planejamento e realização de 3 testes com 34 participantes, sendo 1 pesquisa quantitativa antes dos testes e 2 pesquisas depois dos testes (sendo uma quantitativa e outra qualitativa) |
03/05 a 16/05/24 |
100% |
i9-SE |
Resultado dos testes e iteração do protótipo |
17/05 a 10/06/24 |
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Iteração e planejamento de testes do protótipo |
10/06 a 30/06/24 |
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Aprendizados dos testes e planejamento do piloto I |
01/07 a 28/07/24 |
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Planejamento e execução do projeto |
1/08 a 31/10/24 |
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Acompanhamento da execução |
01/09 a 15/11/24 |
Benefícios à sociedade
O maior beneficiário do projeto é a sociedade como um todo. XXXXXXXXX
Pretende-se avaliar os benefícios por meio de pesquisa de engajamento com a campanha (visualização e reprodução do conteúdo).
- E-mail do laboratório: i9se@tre-se.jus.br