ECOnomia - Transporte Compartilhado
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Apresentação
O projeto ECOnomia - Transporte Compartilhado é uma iniciativa inovadora e sustentável desenvolvida pelo Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT22). O projeto foi elaborado com o intuito de otimizar o uso da frota dos tribunais, reduzir o impacto ambiental, ampliar a capacidade de reciclagem e contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
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Potenciais Benefícios do Projeto
O projeto ECOnomia - Transporte Compartilhado tem o potencial de trazer diversos benefícios para os tribunais e para a sociedade piauiense, como:
- Redução de Custos: O compartilhamento da frota contribuirá para a redução significativa de custos com transporte, otimizando o uso de veículos e minimizando gastos com combustível, diárias e manutenção de veículos.
- Redução do Impacto Ambiental: A otimização do uso da frota proporcionará uma redução significativa da emissão de gases do efeito estufa, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a qualidade do ar. Ademais, com o projeto, espera-se uma melhoria na destinação ambientalmente sustentável dos materiais de eleição e ainda das unidades dos tribunais situadas no interior do estado.
- Incentivo à Reciclagem: O projeto permitirá a ampliação da coleta e da destinação adequada de materiais recicláveis, promovendo a conscientização ambiental e ampliando a geração de renda para entidades sem fins lucrativos que são beneficiadas pela cooperação entre o TRE-PI e o programa E+Reciclagem da Equatorial.
- Melhoria da Eficiência: Após implementado, espera-se que haja uma melhoria na logística de transporte dos tribunais, agilizando o processo de entrega de bens e materiais, aumentando o grau de uso da carga útil dos veículos, o que resultará em maior eficiência no transporte de bens e pessoas.
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Justificativa
O projeto ECOnomia – Transporte Compartilhado foi desenvolvido para atender às demandas de otimização da logística de transporte, de uso recursos e melhoria dos indicadores de sustentabilidade, alinhado com as diretrizes da Resolução CNJ nº 400/2021, alterada pela Resolução CNJ nº 550/2024, e da Resolução CNJ nº 395/2021, nas quais incentivam a uma gestão inovadora e sustentável, com ênfase na melhoria dos indicadores da gestão de resíduos dos tribunais e dos indicadores relativos a de gastos e emissões de substâncias poluentes no transporte de pessoas, bens e materiais.
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Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030)
O projeto ECOnomia – Transporte Compartilhado se alinha com diversos ODS da Agenda 2030, como:
- ODS 6 - Água Limpa e Saneamento: A redução da emissão de gases do efeito estufa e a melhoria da destinação ambientalmente correta de resíduos, contribuirão para a preservação da qualidade da água e dos recursos hídricos.
- ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis: A melhoria da logística para o transporte de resíduos, permitirá a redução do impacto ambiental, contribuindo para a construção de cidades mais sustentáveis.
- ODS 12 - Consumo e Produção Sustentáveis: O projeto, em sua totalidade, incentivará a reutilização e a reciclagem de materiais, promovendo o consumo e a produção sustentáveis, especialmente na redução de uso de combustíveis.
- ODS 13 - Ação Climática: A redução do uso de combustíveis e o aumento da reciclagem permitirão a redução da emissão de gases do efeito estufa, contribuindo para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas.
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Apoio da Alta Administração
O projeto ECOnomia – Transporte Compartilhado recebeu o apoio da Alta Administração do TRE-PI, com aprovação e assinatura do Acordo de Cooperação Técnica pelo presidente, além de ter tido seu plano de ação aprovado pelo Assessor de Planejamento e pela Diretora Geral do TRE-PI e pelos membros dos tribunais parceiros.
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Alinhamento aos Princípios da Gestão da Inovação
O projeto ECOnomia – Transporte Compartilhado foi desenvolvido com uso da técnica do design thinking, baseado na principiologia da inovação, conforme Resolução CNJ nº 395/2021, com destaque para os seguintes princípios:
- Cultura da Inovação: O projeto propõe uma mudança cultural no uso da frota dos tribunais, incentivando a prática do compartilhamento e a otimização de recursos. Essa inovação incremental visa qualificar o acesso à justiça, promovendo a sustentabilidade e a eficiência na gestão dos recursos públicos.
- Foco no Usuário: O projeto é desenvolvido com a participação dos setores de transporte dos tribunais e com os usuários, buscando atender às necessidades dos motoristas e dos (as) servidores (as) que realizam o trabalho e se utilizam dos serviços prestados. A plataforma digital, com informações claras e acessíveis, visa facilitar a comunicação e o processo de compartilhamento.
- Participação: A participação dos Laboratórios de Inovação do TRE-PI, TJPI e TRT22, dos setores de transporte e a colaboração de outras unidades no desenvolvimento do projeto demonstra a busca por uma visão multidisciplinar, englobando diferentes áreas e perspectivas. A iniciativa também incentiva a participação dos servidores na escolha das entidades beneficiadas pelo programa E+Reciclagem, promovendo a inclusão social.
- Colaboração: O projeto é fruto de uma colaboração em rede entre os três tribunais, demonstrando a coordenação de esforços e o compartilhamento de boas práticas para a otimização de recursos e a busca por soluções inovadoras.
- Desenvolvimento Humano: O projeto incentiva o desenvolvimento de novas habilidades nos (as) servidores (as), com a gestão de recursos de forma sustentável e a promoção da reciclagem.
- Sustentabilidade Socioambiental: O projeto promove a sustentabilidade socioambiental por meio da redução do impacto ambiental dos serviços, da redução de consumo de combustíveis, do incentivo à coleta e à reciclagem de materiais, e da geração de renda para entidades sem fins lucrativos.
- Desenvolvimento Sustentável: A iniciativa está alinhada aos ODS da Agenda 2030, contribuindo para a preservação do meio ambiente por meio da promoção da reciclagem e da redução de emissão de gases poluentes
- Desburocratização: O projeto visa simplificar o processo de transporte compartilhado entre os tribunais, otimizando recursos e agilizando a logística de transporte de bens e materiais.
- Transparência: A plataforma digital do projeto garante a transparência na gestão da frota, com informações públicas sobre os deslocamentos e o uso dos recursos públicos, respeitando a legislação sobre sigilo e proteção de dados pessoais.
6.1. Do uso do design thinking
O Design Thinking foi a técnica utilizada pelos Laboratórios de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Tribunal Regional do Trabalho 22ª Região e Tribunal de Justiça do Estado do Piauí para desenvolver o projeto ECOnomia – Transporte Compartilhado, com da técnica do Duplo Diamante.
Em reunião online, as partes interessadas dos três tribunais apresentaram suas dificuldades e mapearam os problemas, a partir do qual se convergiu para o problema: Como podemos, com baixo custo, promover a redução dos impactos ambientais e financeiros decorrentes do transporte de pessoas, bens e materiais entre as unidades dos Tribunais situadas em municípios diversos?
Identificado o problema se passou à fase da ideação, com a geração de diversas ideias que poderiam melhorar a gestão da frota a redução dos impactos ambientais, a melhoria do uso da frota, redução de uso de deslocamentos, melhoria de comunicação dentre outras.
Na fase seguinte, passou-se a definição da solução que fosse mais viável e que atendesse melhor às necessidades identificadas. A partir daí se identificou que a solução deveria ser o Compartilhamento de viagens entre os tribunais, facilitado por ferramenta/página que disponibilize informações das rotas programadas, dos dados e dos contatos dos envolvidos.
A partir daí passou-se à prototipação de uma solução com uso de formulários online e de um Painel do Power BI que consolidasse o acesso às principais informações do projeto, de modo que todos os interessados pudessem facilmente encontrar as informações e documentos necessários ao registro de execução de uma viagem e ao uso compartilhado de uma viagem. A solução foi acatada pelos gestores e está em desenvolvimento. No entanto, ainda passará pela validação das partes interessadas de cada um dos documentos, painéis e formulários para a geração de um MVP. – Mínimo Viável do Produto por meio da realização de entrevistas com motoristas, representantes dos setores de transporte e usuários do sistema.
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Formalização da Atribuição do Projeto ao Laboratório de Inovação
O projeto ECOnomia – Transporte Compartilhado está sob a liderança do Laboratório de Inovação TRE-PI em parceria com os Laboratórios de Inovação do TRT 22 e TJ-PI, havendo atribuições específicas para cada tribunal laboratório, desde à ideação até o desenvolvimento e implementação da iniciativa, conforme plano de ação anexo.
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Artefatos do Projeto
O projeto ECOnomia – Transporte Compartilhado gerou diversos artefatos, como:
- Acordo de Cooperação Técnica: Formaliza a parceria entre os três tribunais para a implementação do projeto.
- Plano de Ação 5W2H: Define as etapas, atividades, responsáveis e recursos necessários para a execução do projeto.
- Duplo Diamante: Documento que registra a etapa de ideação do projeto, com a identificação dos problemas, a definição do problema, o brainstorming e a identificação da solução.
- Protótipo da Plataforma Digital: Ferramenta online em fase de desenvolvimento para o compartilhamento de informações sobre as viagens, com cadastro de viagens, dados de contato, requisitos para transporte de bens e informações sobre a logística.
- Fluxograma do processo – Fluxograma com a definição do passo a passo com informações detalhadas para a execução de cada etapa do processo de modo que todos os participantes entendam seu papel e os passos que devem seguir para que o processo seja adequadamente executado.
- Protótipos de formulários de coleta de informações: Destinado à definição das informações necessárias à coleta dos dados necessários para que todos os atores possam atuar de forma adequada. Formulário Registro Viagem | Formulário Registro Carona
- Página do projeto.
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Identificação de Problemas
Em reunião com as partes interessadas dos 3 tribunais foi feito o processo do duplo diamante em que se levantaram os problemas relacionados e se chegou ao problema: Como podemos, com baixo custo, promover a redução dos impactos ambientais e financeiros decorrentes do transporte de pessoas, bens e materiais entre as unidades dos Tribunais situadas em municípios diversos?
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Cronograma de Ações
O cronograma de ações do projeto ECOnomia – Trasporte Compartilhado consta do Plano de Ação 5W2H, e dividido em quatro fases, a saber:
- Fase 1 - Mobilização e Planejamento: (19/04/2024 a 04/05/2024) - Concluída.
- Fase 2 - Desenvolvimento: (20/05/2024 a 30/07/2024) - Em andamento.
- Fase 3 - Implementação: (01/08/2024 a 30/08/2024) – A ser iniciada.
- Fase 4 - Monitoramento e Encerramento: (01/09/2024 a 01/05/2025) - A ser iniciada.
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Novo Produto
O projeto ECOnomia – Transporte Compartilhado resultará na criação de um novo produto: a plataforma digital para o compartilhamento de informações sobre viagens e implantação de novo processo de compartilhamento de viagens. A plataforma, em fase de desenvolvimento, facilitará a comunicação entre os tribunais, otimizará a logística de transporte e garantirá a transparência na gestão das frotas.
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Tribunais Parceiros
O projeto ECOnomia – Transporte Compartilhado conta com a parceria dos seguintes tribunais:
- Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI)
- Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI)
- Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT22)
As atribuições de cada um estão previstas no Plano de Ação 5W2H e no anexo do Acordo de Cooperação Técnica.
- E-mail do laboratório: inova@tre-pi.jus.br